A cervejaria Sotera surgiu quando um grupo de amigos desejaram criar a sua própria cerveja em casa. Em 2009, descobriram que isso era possível utilizando a própria cozinha, então se juntaram para fazer uma cerveja do estilo American Pale Ale – APA. No início, como acontece com muitas micro cervejarias em todo o Brasil, o aprendizado foi participando de encontros de cervejeiros. No caso da Sotera, muito da nossa arte foi resultado dos encontros na Associação de Cervejeiros Artesanais da Bahia – ACERVA BAIANA.

Depois de muito estudo, muitos cursos, degustações, erros e acertos, fazendo muita cerveja em casa, os empresários decidiram investir em uma cervejaria para produzir e comercializar a cerveja produzida. Assim, os amigos e apreciadores da autêntica artesanal poderiam saborear a mesma bebida que antes era feita no fogão da cozinha.

No ano de 2014, mais amigos se juntaram nesse novo empreendimento e a Sotera iniciou com suas instalações próprias em Abrantes, no Município de Camaçari – Bahia – Brasil.

A Cervejaria Sotera passou por vários processos visando se adequar às normas exigidas e, em 2017, montada toda a estrutura fabril, aconteceu a regularização e liberação por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Atualmente, os quatro empresários da Cervejaria Sotera estão promovendo a cultura cervejeira na Bahia e produzindo dois rótulos: A APA Sotera, cerveja American Pale Ale de cor dourada escura, aromas de frutas cítricas, amargor médio e com um final seco. É muito saborosa. A Carnavalia, Session IPA para quem curte a levez e a refrescância de uma boa session, porém com o estilo tropical da Bahia.

Em breve outras cervejas serão produzidas em nossa fábrica, tentando levar aos amantes das cervejas artesanais, produtos saborosos, com qualidade, frescor e aroma de uma legitima cerveja feita na Bahia.

As cervejas da Sotera são produzidas de uma forma artesanal, com carinho e dedicação, resultados de muito estudo, e, principalmente, amor pela cerveja.